Cabo Verde
As restrições de viagens devido à pandemia de Covid-19, dizimaram a indústria do turismo em todo o mundo, e o arquipélago de Cabo Verde não poderia ser exceção, agravado pela dependência da economia nacional deste sector, que representa um contributo direto de 25 % do PIB e um contributo indireto de 46.2%.
As receitas com o turismo que, em 2019, renderam um máximo histórico de 43.103 milhões de escudos (389 milhões de euros), deverão recuar neste ano de 2020 a níveis de 2005 e levar à perda de mais de 550 mil turistas, segundo dados oficiais do Governo de Cabo Verde.
Trata-se de uma quebra de 70%, devido à pandemia que levou ao fecho das fronteiras há oito meses, apontando para uma procura pouco acima de 300 mil turistas este ano.
Os efeitos socioeconómicos da COVID 19 e os desafios que esta crise sanitária coloca ao sector do Turismo e não só, no Mundo e em Cabo Verde tornou urgente e fundamental reinventar práticas e, criar soluções digitais inovadoras e disruptivas que deem resposta aos desafios desta nova normalidade.
Neste quadro, a Direção Geral do Turismo e Transportes e o Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo, em representação do Ministério do Turismo e Transportes em parceria com a Cabo Verde Digital e o Acelerator LAB do PNUD lançam o desafio “Re!nventa <V Turismo>” à sociedade civil e a toda comunidade .
De modo a promover e dinamizar uma cultura empreendedora virada para a inovação de base tecnológica fomentar e premiar iniciativas que deem resposta às necessidades de transformação digital e disrupção tecnológica, através de um programa a ser implementado em 04 Fases, a saber:
Fase I Mapeamento de desafios/oportunidades;
Fase II- Call for Solutions – Concurso de Ideias;
Fase III- Hack the Gaps – Hackathon;
Fase IV- Apresentação da solução (MVP) e respetivo Modelo/Plano de Negócio.
e que abrange 03 áreas temáticas:
Apoiar na concretização de ideias com potencial de sucesso.