Resumo dia #1
HACKATHON RE!NVENTA TURISMO – 04 DIAS – + DE 72 HORAS
DAY ONE – 20 DE NOVEMBRO DE 2020
Iniciou-se o primeiro HACKATHON REINVENTA TURISMO, com mais de 30 equipas inscritas, com uma sessão de abertura online, através da Plataforma Zoom, que teve lugar pelas 09h30, de sexta-feira, 20.
A sessão presidida por Sua Excelência, o Sr. Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional, Dr. Pedro Lopes, contou ainda com uma intervenção do Exmo. Sr. Director Geral do Turismo e Transportes, Dr. Francisco Martins.
Em seguida, o Eng. Luis Frederico, da KMindz, tomou a palavra para um breve resumo do programa dos 4 dias de Hackathon, realçando especialmente as sessões de trabalho com os mentores e sublinhando a obrigatoriedade das equipas comparecerem aos checkpoints, por ser um Hackathon On Line.
De realçar que mais de 60 pessoas assistiram a esta sessão de abertura online.
No periodo da tarde realizou-se o primeiro meetup, com recurso à plataforma Microsoft Teams, iniciando com uma breve apresentação de cada um dos mentores, que partilharam um pouco das suas experiências e especialidades que podem auxiliar as 30 equipas inscritas para as 3 categorias do Reinventa turismo.
Após as apresentações teve lugar uma sessão Q&A – Perguntas e Respostas, onde as equipas puderam colocar algumas dúvidas aos mentores.
Neste primeiro contacto as principais dúvidas recaíram sobre assuntos técnicos da ferramenta MSTeams, nomeadamente relativamente à criação e gestão dos canais das equipas e à partilha de informações e confidencialidade das mesmas. Também foram colocadas questões sobre o tipo de material a entregar para avaliação do júri. Sobre esta questão foi informado que todas as equipas terão de apresentar um pitch, um protótipo e o modelo do negócio correspondente.
Algumas equipas solicitaram informação sobre disponibilização das ferramentas necessárias para a realização dos materiais. Ferramentas como o Business Model Canvas foram disponibilizadas no website do programa e na plataforma MSTeams. Ferramentas adicionais solicitadas pelas equipas serão fornecidas pela organização do concurso.
A sessão com os mentores terminou com alguns conselhos para as equipas, nomeadamente para deixarem os seus canais abertos o máximo de tempo para que os mentores possam intervir sempre que necessário, que sejam ativos e não percam tempo em contactar os mentores a fim de aproveitarem a sua ajuda ao máximo e, por último, que mantenham um contacto permanente com os organizadores do concurso, colocando todas as dúvidas através do e-mail e do Teams.